segunda-feira, 26 de agosto de 2019

NARCISMO

Pessoa que só enxerga a ele próprio em tudo que olha.
Transtorno de Personalidade Narcisista: necessidade excessiva de admiração.

Se as doenças mentais fossem signos, o narcisismo seria o signo caracterizado pela perseguição e vingança. Vamos entender como funciona isso...

O TPN - Transtorno de Personalidade Narcisista pode atingir aproximadamente 6,2% da população e na sua maioria de homens, ou seja, tem muito narcista solto por ai.

O narcisista necessita de muita admiração, geralmente são pessoas que se destacam por sua incrível capacidade de agregar pessoas a sua volta, demonstram uma inteligência superior, refinamento de gostos, capacidade de articulação e oratória, se adaptam facilmente em diversos ambientes... mas não se iludam, ele não faz isso pensando no bem estar dos outros, ele só faz isso pensando em angaria pessoas e conquistar admiração. É muito comum encontrar pessoas com TPN - Transtorno de Personalidade Narcisista em cargos de chefias.

O grande perigo para você, ao lidar com uma pessoa narcisista é fazer ele sentir que não é mais o centro das atenções. É quando você se demonstrar que não está mais disposto a servir aos seus propósitos que ele vai se tornar o seu pior inimigo. Quando o narcista é colocado diante da farsa que ele representa, então ele se torna extremamente vingativo. Ele passa a usar sua grande capacidade de persuadir as pessoas, para perseguir você. Então sua vida vira um inferno, porque ele não vai desistir até conseguir o que pretende.

Geralmente o narcisista não vai ao psicólogo, quem vai é a pessoa vítima dele. Se você for uma dessas pessoas, que sofre com um narcisista, talvez esteja precisando da ajuda de um psicólogo.

Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes: 1. Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes). 2. É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal. 670 Transtornos da Personalidade 3. Acredita ser “especial” e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada. 4. Demanda admiração excessiva. 5. Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas). 6. É explorador em relações interpessoais (i.e., tira vantagem de outros para atingir os próprios fins). 7. Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros. 8. É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam. 9. Demonstra comportamentos ou atitudes arrogantes e insolentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário