sábado, 24 de agosto de 2019

ANEDONIA

Anedonia é um dos principais sintomas da depressão
A depressão é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o grande mal do século. Se você ainda não teve depressão pode se considerar uma privilegiada, mas muito provavelmente alguém perto, muito perto de você apresenta os sintomas dessa doença que já faz milhões de vítimas mundo afora.

Infelizmente, embora seja uma doença que atinja tantas pessoas, existe ainda muito preconceito e muita falta de informação. Maior ainda é o preconceito com os únicos profissionais realmente capacitados para ajudar a pessoa com depressão, o psicólogo e o psiquiatra.

Mas enfim, para entender um pouco mais sobre a depressão é importante saber um pouco mais sobre o principal dos seus sintomas: a ANEDONIA. A Anedonia é a falta de capacidade de sentir prazer em coisas que geralmente lhe dariam prazer.

Vejam só, a pessoa não tem mais a capacidade de sentir prazer, percebam o quanto isso pode ser prejudicial. Um convite para uma pizza, um filme, uma viagem, não faz o mesmo sentido, não desperta a mesa empolgação. A motivação até pode vir, mas não se mantém, ela se esquiva. Some.

A psicoterapia é imprescindível no tratamento da Depressão. Sem psicoterapia as chances de recuperação são quase nulas. Busque ajuda o quanto antes e antes de julgar alguém que tenha depressão, incentive-o com seu tratamento.

Nenhum comentário: